sábado, 20 de junho de 2009

Índios

Antes de 1500 um pessoal muito diferente de "nós" vivia aqui.
Adivinha?
Só pelo título da postagem já da pra perceber do que estou falando.

De verdade, nem sei porque exatamente falar sobre índios se nem é o dia deles e tal mas eu estava remexendo os meus arquivos antigos e vi que tinha umas coisas como: "Escrever sobre índios" e então decidi escrever.
Talvez seja uma coisa chata ou desgastante para se ler então se quiser esperar pela próxima postagem tudo bem, eu entendo;

Para saber mais sobre eles vou ter que recorrer aos livros e claro a Internet.

Primeiro, vocês sabem de onde veio o índio?
Tudo começou com o navegador Cristovão Colombo, quando ele partiu da Espanha à procura de um novo caminho para as índias. Depois de muito navegar, e ainda pro lado errado, finalmente, achou terra e ao descobrir a América em 1942 não pensou duas vezes, estava nas índias e, deu o nome de índios aos habitantes daquelas terras.

Até aí tudo bem, mas como o índio chegou na América? Chegou de ponte!
Sim! Dizem que naquela época uma de gelo ligava a Ásia com a América do Norte, através dessa ponte - conhecida como o Estreito de Bering - muitos animais e um grupo de humanos vieram para o nosso continente, há cerca de 12 mil anos!

Os primeiros contatos entre índios e brancos foi em 1500.
E um documento que "descreve" esse contato é a carta do escrivão Pero Vaz de Caminha.
Um dos trechos da carta que descrevem muito bem os índios é:

[...]Pardos, nus, sem coisa alguma que lhes cobrisse suas vergonhas. Traziam arcos nas mãos, e suas setas. Vinham todos rijamente em direção ao batel.[...]

As duas culturas eram muito diferentes, então nada mais normal que se estranhassem e se estudassem a distância. Depois, trocaram presentes e, em seguida trocaram a liberdade pela escravidão. Alguns índios contraíram as doenças de homens brancos e morreram, outros morreram lutando por suas terras. Alguns foram catequizados por Manuel da Nóbrega e José de Anchieta os primeiros homens que se dedicaram inteiramente a catequiza-los.

Alguns "homens brancos" foram amigos dos índios. Cândido Rondon criou o Serviço de Proteção ao Índio, o Museu Nacional do Índio e ajudou os irmãos Villas Bôas a fundarem, em 1961, o parque Indígena do Xingu.

Cada povo indígena tem seu estilo de habitação, assim como o branco tem diferentes tipos de casas. Eles também gostam de se pintar e enfeitar para as festas e por falar em festa índio adora musica.

CURIOSIDADES
Grandes mitos do folclore brasileiro são de origem indígena! O livro Lendas do Brasil da editora Girassol tem várias lendas indígenas.

Quer saber algumas palavras na língua Tupo Guarani?
Abati - Milho
Iautiuca - Batata
Manioca - Mandioca
Mendobi - Amendoim
Jiquitaia - Pimenta.

Bom, chega de índios.

Usei os livros:
Escolativa
Você Sabia? (almanaque)
e
A história do Brasil •Do descobrimento a independência•

Beijos!!

2 comentários:

  1. hahaha o vocabulário deles é normal até
    diferente mas normal
    num é com triplo sentido como é as palavras d portugal por exemplo...

    e de indio só gosto mesmo do tatuapú da novela uga uga se lembra/
    aisjoaisjioasjioajsas...

    mas gostei..
    indios fazem parte de uma história linda q é a nossa...
    aleluiaaaa


    atualizei o
    www.bocadekabide.blogspot.com

    espero vc lá novamente xD~
    aliás boca de cabide pq quando a pessoa sorri..algumas tem uma boca parecida com um cabide
    aiosjoiasjioasja
    ótima segunda
    abraço

    ResponderExcluir
  2. HAHAHAHAHAHAHA''
    Não lembro da novela uga uga D:
    Hei! A minha boca nao é de cabide tá?? ahahah' eu conheço uma amiga que tem!! ahahahaha

    ResponderExcluir

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Sou uma obra de arte abstrata para ser apreciada e não entendida. Sou uma pessoa normal tenho problemas, altos e baixos, a única diferença é que encaro tudo com bom humor. Com todos os meus tombos levanto mais revigorada - apenas com umas dorzinhas ás vezes -. Não canso de dizer que sou feliz. Adoro sorrir! Adoro criar coisas Adoro Deus Minha vida é um conto de fadas só que eu não sou a princesa sou a fada que adoça a vida das pessoas. Meu principe encantado é um daqueles que estão num cartaz colado numa parede. Só que sem foto. Não sei quem é,e também não quero encontar. Estou feliz sem um. Porque sei que namoros - apesar de serem tudo de bom - também complicam a vida das pessoas. Já descrevi bastante? Tem que escrever mais?? Um dia acrescento...